terça-feira, 25 de junho de 2013

Atividade 4 - Unidade 5 e 6 – Manual do Cursista - Colaboração ou Interação?

Mundo competitivo ou cooperativo?

Ensinar a cooperar e a ser solidário presume aprender a conviver, trabalhando juntos e dividindo tarefas de forma equilibrada e justa. Um bom caminho é solicitar que nossos alunos realizem em grupos tarefas um pouco mais complexas nas quais eles precisem estabelecer metas e estratégias, além de escolher recursos e organizar a divisão do trabalho.

Manual do cursista – Proinfo Integrado

Atividade Colaborativa

Em dupla – Portal do professor


Acesse:
- Espaço da aula
- Sugestões de aula
- Você poderá usar a “Busca” ou navegar livremente conforme ordem estabelecida.

Comanda:

- A dupla irá escolher um plano de aula que utilize ferramentas tecnológicas a serviço da aprendizagem. Exemplos, imagens, vídeos, animações, entre outros.
- Em seguida, irá elaborar um texto justificando sua escolha, pontuando como os recursos apresentados podem colaborar para a aprendizagem do tema abordado. 

Para ter acesso ao Plano de Aula escolhido acesse o link abaixo:



Justificativa da escolha:

A escolha recaiu sobre esta aula, pois através dela serão desenvolvidas ações que incentivam o trabalho em grupo e a cooperação, onde as ações serão comuns e as intenções compartilhadas.  É interessante que o aluno perceba como eram feitas as primeiras construções antes de existir a tecnologia de hoje e que ele entenda que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilitou a criação e a arte de construir moradias,  ou seja, entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir.
A aula permitirá que o aluno realize pesquisas online, através de textos e imagens e elaborem a partir dessas, um quadro comparativo entre a arquitetura clássica e moderna. Tais imagens serão publicadas no jornal mural da escola. Complementando os alunos farão uma entrevista com um engenheiro ou pedreiro.
Finalizando o professor deverá, primeiramente, criar seu projeto e, após, os alunos, em duplas, criarão o seu, a partir de  um modelo de software (Google SketchUp - para criar e modelar construções)

Atividade em dupla do encontro presencial de 24/06/2013, do curso Introdução à Educação  Digital - Jundiaí: Irene Rio Stefani e Samuel Vieira dos Santos.

Um comentário:

  1. Queridos, parabéns por todo o trabalho desenvolvido!!!

    Vocês são excelentes!

    Abraços

    Amanda

    ResponderExcluir