Mundo competitivo ou cooperativo?
Ensinar a cooperar e a ser
solidário presume aprender a conviver, trabalhando juntos e dividindo tarefas
de forma equilibrada e justa. Um bom caminho é solicitar que nossos alunos
realizem em grupos tarefas um pouco mais complexas nas quais eles precisem estabelecer
metas e estratégias, além de escolher recursos e organizar a divisão do
trabalho.
Manual
do cursista – Proinfo Integrado
Atividade Colaborativa
Em dupla – Portal do
professor
Acesse:
- Espaço da aula
- Sugestões de aula
- Você poderá usar a “Busca”
ou navegar livremente conforme ordem estabelecida.
Comanda:
- A dupla irá escolher um
plano de aula que utilize ferramentas tecnológicas a serviço da aprendizagem.
Exemplos, imagens, vídeos, animações, entre outros.
- Em seguida, irá elaborar
um texto justificando sua escolha, pontuando como os recursos apresentados
podem colaborar para a aprendizagem do tema abordado.
Para ter acesso ao Plano de
Aula escolhido acesse o link abaixo:
Justificativa da escolha:
A
escolha recaiu sobre esta aula, pois através dela serão desenvolvidas ações que
incentivam o trabalho em grupo e a cooperação, onde as ações serão comuns e as
intenções compartilhadas. É interessante
que o aluno perceba como eram feitas as primeiras construções antes de existir
a tecnologia de hoje e que ele entenda que o desenvolvimento de tecnologia na
humanidade possibilitou a criação e a arte de construir moradias, ou seja, entender que o desenvolvimento de
tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir.
A
aula permitirá que o aluno realize pesquisas online, através de textos e
imagens e elaborem a partir dessas, um quadro comparativo entre a arquitetura
clássica e moderna. Tais imagens serão publicadas no jornal mural da escola.
Complementando os alunos farão uma entrevista com um engenheiro ou pedreiro.
Finalizando
o professor deverá, primeiramente, criar seu projeto e, após, os alunos, em
duplas, criarão o seu, a partir de um
modelo de software (Google SketchUp - para criar e modelar construções)
Atividade
em dupla do encontro presencial de 24/06/2013, do curso Introdução à Educação Digital - Jundiaí: Irene Rio Stefani e Samuel Vieira dos Santos.
Queridos, parabéns por todo o trabalho desenvolvido!!!
ResponderExcluirVocês são excelentes!
Abraços
Amanda